Quem somos
O Coletivo SomNaLata é um grupo de percussão formado a partir da Oficina SomNaLata que acontece no Centro de Formação Teresa Verzeri - Esteio/RS.
Nossa História
Em 2016 completamos 15 anos!
​
A oficina SomNaLata iniciou em 2001, como uma extensão da Oficina de Música e integrada com a Oficina de Dança; somente depois é que o grupo de percussão foi estendido aos educandos das demais atividades desenvolvidas na instituição, tornando-se a Oficina SomNaLata.
A ideia inicial era explorar os sons através de materiais recicláveis (sucatas), por fazer parte da realidade dos educandos da instituição, já que muitas famílias sobreviviam da venda destes materiais, na época.
A partir da coleta de latas, plásticos, garrafas, bambonas, tonéis, madeiras, etc e de pesquisa sobre diversos tipos de sons e ritmos, selecionou-se materiais e construiu-se instrumentos musicais.
A medida que a oficina ia acontecendo, percebíamos a integração entre educação ambiental (estudo da utilização de diferentes materiais sonoros) e a educação musical e rítmica (combinação de sons, ritmos e movimentos harmonizados – expressão corporal e desinibição), evidenciando a simplicidade e a grandeza da proposta. Era evidente que os jovens que passaram pela oficina SomNaLata desenvolviam habilidades artísticas necessárias a qualquer músico profissional, como aprender ouvir e diferenciar os sons, organizar-se e respeitar o tempo musical (o momento certo de bater/tocar), a força e o controle manual para a execução dos diversos materiais sonoros, mas também desenvolviam habilidades comportamentais, como trabalho em equipe; respeito e cooperação.
A oficina SomNaLata tornou-se parte do Centro de Formação Teresa Verzeri – Esteio e passou a ser oferecida desde então.
O resultado da oficina é a formação do Coletivo SomNaLata, quando se juntam educandos de diferentes períodos de treinamento. Os educandos ingressam no grupo tocando latinhas e executando uma marcação de ritmo e tempo musical básica; em seguida avançam em seu período de treinamento, passando para instrumento chamados de bases, executando solos de percussão e coreografias. No resultado final, os educandos são separados por categorias de instrumentos, que são bases, latinhas, solos de percussão e coreografias. Quando acontece as apresentações e os familiares e comunidade reconhecem o trabalho de cada integrante e do todo, dá-se a consagração dos esforços que envolvem dedicação, paciência, disciplina, trabalho em equipe e autoconhecimento.
​
​
Idealização
​
Antônio Carlos Cogo é o educador idealizador e criador do SomNaLata. Instrutor de música com experiência...